Participei recentemente do XI Curso de Diagnóstico e Manejo Contemporâneo da Obesidade, na Unicamp, e tive a oportunidade de conhecer o laboratório que tem como uma das linhas de pesquisa a influência da microbiota intestinal no perfil metabólico.
Vários estudos já constataram diferenças significativas na composição da microbiota entre pessoas magras e pessoas obesas, além da relação dessa composição com o risco de obesidade, DM2 e síndrome metabólica.
Estes estudos também apontam que a tentativa de regular a microbiota por meio de probióticos não é eficaz, pois há diversos fatores que influenciam direta ou indiretamente em sua composição em curto, médio e longo prazo.
A maioria das pessoas parece acreditar que os probióticos são capazes de modular a microbiota. Mas será que essa mudança é duradoura? E mais...será que é eficaz, ou mesmo segura?
O que a ciência nos diz?
A testosterona é o hormônio que dá aos homens as características masculinas. É fundamental para a vida reprodutiva e sexual, além de contribuir com a manutenção de ossos fortes, influenciar no humor e na capacidade de raciocínio, entre outros diversos efeitos.
Com o tempo, no entanto, os níveis de testosterona diminuem gradualmente em cerca de 1-2% ao ano, a partir dos 40 anos.
Saiba mais sobre a importância do cálcio em nosso organismo, e também:
- Quanto precisamos consumir diariamente?
- Quais as principais fontes alimentares de cálcio?
- Que fatores interferem na sua absorção?
- Intolerante ao leite? O que fazer?
- Suplementação de cálcio – Indicações e cuidados.
A pele pode refletir alterações do metabolismo, portanto devemos ficar atentos a seus sinais.
No verão os raios solares são mais eficazes para estimular a produção da vitamina D.
Curiosidades sobre exposição solar e a vitamina D.