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A testosterona é o hormônio que dá aos homens as características masculinas. É fundamental para a vida reprodutiva e sexual, além de contribuir com a manutenção de ossos fortes, influenciar no humor e na capacidade de raciocínio, entre outros diversos efeitos.

Com o tempo, no entanto, os níveis de testosterona diminuem gradualmente em cerca de 1-2% ao ano, a partir dos 40 anos.

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Saiba mais sobre a importância do cálcio em nosso organismo, e também:

- Quanto precisamos consumir diariamente?

- Quais as principais fontes alimentares de cálcio?

- Que fatores interferem na sua absorção?

- Intolerante ao leite?  O que fazer?

- Suplementação de cálcio – Indicações e cuidados.

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A pele pode refletir alterações do metabolismo, portanto devemos ficar atentos a seus sinais.

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No verão os raios solares são mais eficazes para estimular a produção da vitamina D. 

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Curiosidades sobre exposição solar e a vitamina D.

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Não há dúvidas de que o consumo exagerado de café pode trazer danos à saúde, como problemas digestivos, insônia, dores de cabeça, agitação e irritabilidade. Também pode interferir na pressão arterial, levar a arritmias cardíacas, e ainda prejudicar a saúde óssea.

É difícil definir a quantidade segura para consumo, que pode variar de pessoa para pessoa de acordo com a idade, peso, capacidade de metabolização pelo fígado, e presença de doenças associadas.

E quanto aos seus benefícios?

Os estudos científicos são bastante controversos com relação aos possíveis benefícios do café à saúde, e alguns deles são vistos mesmo com o café descafeinado. Além disso, algumas das substâncias presentes no café têm efeitos ambíguos, mostrando-se protetoras em algumas situações, e perigosas em outras, o que gera notícias discordantes sobre seus efeitos no organismo.

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