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Participei recentemente do XI Curso de Diagnóstico e Manejo Contemporâneo da Obesidade, na Unicamp, e tive a oportunidade de conhecer o laboratório que tem como uma das linhas de pesquisa  a influência da microbiota intestinal no perfil metabólico. 

 Vários estudos já constataram diferenças significativas na composição da microbiota entre pessoas magras e pessoas obesas, além da relação dessa composição com o risco de obesidade, DM2 e síndrome metabólica. 

Estes estudos também apontam que a tentativa de regular a microbiota por meio de probióticos não é eficaz, pois há diversos fatores que influenciam direta ou indiretamente em sua composição em curto, médio e longo prazo.

 A maioria das pessoas parece acreditar que os probióticos são capazes de modular a microbiota. Mas será que essa mudança é duradoura? E mais...será que é eficaz, ou mesmo segura? 

O que a ciência nos diz? 

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A testosterona é o hormônio que dá aos homens as características masculinas. É fundamental para a vida reprodutiva e sexual, além de contribuir com a manutenção de ossos fortes, influenciar no humor e na capacidade de raciocínio, entre outros diversos efeitos.

Com o tempo, no entanto, os níveis de testosterona diminuem gradualmente em cerca de 1-2% ao ano, a partir dos 40 anos.

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Saiba mais sobre a importância do cálcio em nosso organismo, e também:

- Quanto precisamos consumir diariamente?

- Quais as principais fontes alimentares de cálcio?

- Que fatores interferem na sua absorção?

- Intolerante ao leite?  O que fazer?

- Suplementação de cálcio – Indicações e cuidados.

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A pele pode refletir alterações do metabolismo, portanto devemos ficar atentos a seus sinais.

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No verão os raios solares são mais eficazes para estimular a produção da vitamina D. 

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Curiosidades sobre exposição solar e a vitamina D.

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