Veja na tabela abaixo as principais vacinas indicadas para pessoas com diabetes.

VACINAS ESQUEMAS/RECOMENDAÇÕES DISPONIBILIDADE NOS CRIE e/ou UBS
                                          VACINAS ESPECIALMENTE RECOMENDADAS

 Influenza

  •  Desde que disponível, a vacina influenza quadrivalente (4V) é preferível à vacina influenza trivalente (3V), por conferir maior cobertura das cepas circulantes. Na impossibilidade de uso da vacina 4V, utilizar a vacina 3V.
  •  Em idosos e/ou imunodeprimidos e em situação epidemiológica de risco, pode ser considerada uma segunda dose, a partir de três meses após a dose anual.
  •  Se a composição da vacina disponível for concordante com os vírus circulantes, poderá ser recomendada aos viajantes internacionais para o hemisfério norte e/ou brasileiros residentes nos estados do norte do país no período pré-temporada de influenza.
  • Recomendar a partir dos 6 meses de idade, de acordo com calendários SBIm para cada faixa etária.

 

SIM – nas UBS e nos CRIE: Vacina 3V.

 

 

NÃO – Vacina 4V.

Pneumocócicas  conjugadas (VPC10 ou VPC13)
  • Sempre que possível, utilizar a VPC13.
  • Crianças: vacinar o mais precocemente possível a partir dos 2 meses de idade (número de doses dependerá da idade em que iniciar a vacinação). Ver Calendário de vacinação SBIm criança.
SIM – VPC10 nas UBS e nos CRIE: para crianças até 6 meses de idade são disponibilizadas três doses e reforço no segundo ano de vida (esquema 3 + 1). Para crianças de 7 meses a 4 anos de idade, não anteriormente vacinadas, o esquema de doses dependerá da idade de início da vacinação.

Observações para esquema sequencial  VPC13 e VPP23

1. Sempre iniciar esquema com a vacina conjugada (VPC13), seguida pela aplicação da vacina VPP23, respeitando o intervalo mínimo de dois meses entre elas.

2. Pra indivíduos que já receberam a VPP23 e não anteriormente vacinados com VPC13, recomenda-se um intervalo de 12 meses para a aplicação de VPC13 e de cinco anos para a aplicação da segunda dose da VPP23, com intervalo mínimo de dois meses entre as vacinas conjugadas e polissacarídica.

Hepatite B Três doses: 0 – 1 – 6 meses. Deve ser feita sorologia 1 a 2 meses após o término do esquema de vacinação SIM – nas UBS e nos CRIE
Herpes zóster inativada (VZR)
  • Recomendada a partir de 50 anos: duas doses (0 – 2 meses)
  • Recomendada para pacientes que já tiveram a doençã e para vacinados previamente com a vacina atenuada, respeitando um intervalo mínimo de dois entre elas.
NÃO

 

Autora: Daniele C. Tokars Zaninelli, endocrinologista em Curitiba.

 

Fonte: Tabela adaptada de Guia de imunização SBIm/SBD