A médica endocrinologista Daniele Zaninelli, em entrevista ao site Mulher Sem Falta, fala sobre autoexame da tireoide.
Muito se fala em autoexame das mamas, das pintas do corpo, mas raramente ouvimos falar do autoexame da tireoide. Apesar de pequena, ela pode afetar o corpo como um todo. O autoexame é simples e rápido. Vale a pena conhecê-lo.
“A tireoide é uma glândula que está localizada na região anterior do pescoço, logo abaixo do “pomo de Adão”. Ela tem como função a produção dos hormônios tireoideanos (T3 e T4), que controlam o metabolismo corporal”, explica a Dra. Daniele Tokars Zaninelli, endocrinologista do Hospital VITA Curitiba.
Alterações na tireoide podem resultar no excesso de produção desses hormônios, o hipertireoidismo, ou na redução da produção, o hipotireoidismo. Em ambos os casos, além dos mais variados sintomas, pode ocorrer alteração do volume da glândula.
A tireoide pode apresentar também alguns nódulos – situação frequente. A maioria deles é benigna, entretanto, 5% podem ser malignos. Portanto, é importante realizar o autoexame. Deve-se incluir a avaliação dos sintomas, por meio de algumas perguntas básicas, e, depois, a avaliação da glândula. É um procedimento simples e você pode realizá-lo facilmente.
Avaliação geral
1. Você sente cansaço com frequência?
2. Sofre de dores musculares e nas articulações?
3. Engordou, mesmo com diminuição do apetite?
4. Tem prisão de ventre?
5. Sente mais frio que o normal?
6. Tem sofrido de depressão?
7. Seus cabelos e pele estão ressecados?
Autoexame
São necessários apenas um espelho com cabo e um copo d’água. Os seguintes passos devem ser seguidos:
1. Segure o espelho procurando em seu pescoço a região abaixo do “pomo de Adão”. Sua tireoide está localizada nessa área.
2. Focalize a área com o espelho estendendo a cabeça para trás para facilitar a visualização.
3. Beba um gole d’água.
4. Ao engolir, a tireoide desliza para cima e para baixo. Observe em seu pescoço se existe alguma saliência ou elevação localizada. Repita este teste várias vezes, se necessário, enquanto houver alguma dúvida.
Se a maioria das suas respostas ao questionário da Avaliação geral foi “sim”, ou se perceber alguma alteração na tireoide, procure um médico endocrinologista.
Fonte: www.mulhersemfalta.com.br