Nesta semana as atenções estarão voltadas à discussão desta doença, que aumenta sua incidência no mundo. 90% das pessoas com diabetes apresentam o tipo 2, e isso se deve aos hábitos alimentares inadequados, associados ao sedentarismo e à obesidade, à urbanização e ao envelhecimento da população.
No Brasil, cerca de 7,6% das pessoas com idade entre 30 e 69 anos têm diabetes. O pré-diabetes (quando a glicemia tem níveis intermediários entre o normal e os considerados diagnósticos de diabetes) atinge parcela semelhante da população, e também está associada ao aumento do risco de doenças cardiovasculares.
Os indivíduos com maior risco de desenvolver a doença são aqueles com mais de 40 anos, excesso de peso, sedentarismo, antecedentes de diabetes na família, mulheres com história de diabetes gestacional ou com filhos nascidos com mais de 4 kg e pessoas com pré-diabetes.
É de grande importância a identificação dos fatores de risco da doença, pois é possível preveni-la por meio de medidas simples como mudanças nos hábitos alimentares e realização de atividade física regular. Além disso, o diagnóstico precoce permite tratamento adequado desde o início da doença, o que reduz muito o risco de complicações no longo prazo.
Fonte: Blog Hospital Vita