Neste final de semana estive no Rio de Janeiro para o evento nacional de lançamento do Wegovy.
O Wegovy é um novo medicamento à base de semaglutida, que representa uma importante ferramenta para o tratamento do sobrepeso e da obesidade.
Este medicamento age em mecanismos que controlam a ingestão alimentar, levando à perda de peso e ao controle de uma série de problemas de saúde relacionados ao acúmulo anormal de gordura no organismo.
Ao realizar o tratamento medicamentoso da obesidade, os pacientes costumam dizer que:
– Sentem menos fome.
– Conseguem fazer melhores escolhas na hora de comer.
– Ficam saciados com uma quantidade menor de comida.
– Pensam menos em comida ao longo do dia, controlando melhor seus impulsos.
– Descontam menos suas emoções na comida.
Ou seja, a maioria das pessoas com excesso de peso sabe o que precisa mudar, só não consegue colocar em prática porque o sistema de controle do apetite está “desregulado”.
Com o tratamento é possível controlar melhor “o que” e “quando” comer.
E devemos lembrar que, assim como o recomendado para qualquer doença crônica, o tratamento da obesidade deve ser realizado com orientação médica, e precisa incluir diversas recomendações que vão além do uso de medicamentos.
Tratar a obesidade não é só cuidar dos números na balança. É preciso cuidar da saúde como um todo, com atenção especial a possíveis deficiências nutricionais e a problemas de saúde associados. Também precisamos encontrar, junto com o paciente, formas de evitar a perda de massa muscular e o efeito sanfona.
Converse sempre com sua endocrinologista.
Autora: Daniele C. Tokars Zaninelli, endocrinologista em Curitiba.