Por Drª Daniele C. Tokars Zaninelli*

Para definir a meta de perda de peso, o passo inicial é conhecer o grau de excesso de peso, o que pode ser feito através do cálculo do índice de massa corporal (IMC), que é obtido através da seguinte fórmula:

 

IMC = Peso (Kg) / Altura²

 

tabela imc

 

Usado isoladamente o IMC não é um bom indicador da composição corporal. Podemos lançar mão de outros métodos, como a medida das pregas cutâneas e até a bioimpedância, que podem auxiliar na determinação da quantidade de gordura corporal.

Além disso, precisamos avaliar os dados de doenças pregressas e a história médica familiar com o objetivo de conhecer o risco de desenvolver doenças cardiovasculares ou diabetes, por exemplo, e assim estabelecer o objetivo do tratamento.

Nem sempre é necessário chegar ao IMC ideal. Sabe-se que uma redução de 5 a 10% do peso corporal total reduz de forma importante os fatores de risco para diabetes e doenças cardiovasculares.

*Daniele C. Tokars Zaninelli é médica e especialista em Endocrinologia e Metabologia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e atua como endocrinologista em Curitiba.