Você sabia que a maioria das pessoas costuma ganhar entre meio e um quilo de peso nesse período?

Para não começar o ano correndo atrás do prejuízo, veja estas 10 dicas que podem te ajudar.

1- Nunca vá a uma festa sentindo fome.

Especialmente nos dias de festa, procure manter uma alimentação equilibrada ao longo de todo o dia. Inclua no cardápio alimentos como frutas e verduras, castanhas, ovos e carnes magras. Um iogurte ou uma barra de proteína podem ser boas opções para um lanche antes de ir ao evento, o que pode te ajudar a evitar um “ataque” aos aperitivos como queijos e pães no momento em que você chega na festa.

2- Reduza o tamanho do seu prato

O uso de pratos maiores em um buffet está associado ao consumo de porções maiores, e, consequentemente, à ingestão de mais calorias.

E olha que interessante: Um estudo recente mostrou que as pessoas comem 150 calorias a menos quando usam pratos brancos em comparação com pratos vermelhos ou pretos.

3- Examine o buffet antes de encher seu prato

Gaste algum tempo escolhendo o que vai comer e faça as calorias valerem a pena. Evite colocar “um pouquinho de cada coisa” em seu prato.

Outra dica para controlar o que vai para o prato é: coma o que quiser, desde que metade do seu prato seja verde.

4- Arranje tempo para os exercícios

Além de não faltar aos treinos, seja ativo sempre que possível. Isso vai te ajudar a equilibrar as calorias ingeridas & utilizadas. Prefira as escadas sempre que possível, estacione mais longe e faça programas ativos com sua família.

5- Limite o consumo de álcool

Além de serem ricos em calorias, coquetéis e bebidas alcoólicas estimulam o apetite e tornam mais difícil a tarefa de manter seu peso durante as festas.

6- Lembre-se de alternar cada dose de bebida alcoólica (ou qualquer bebida de alto teor calórico) com um copo de água com ou sem gás.

7- Sobremesas pequenas? Desconfie!

Mesmo quando servidos em pequenas porções, aperitivos e sobremesas podem adicionar centenas de calorias extras ao seu consumo diário.

8- Suba na balança regularmente

Um hábito simples como pesar-se pelo menos duas vezes por semana pode ajudar a evitar o ganho de peso nesse período.

9- Durma o suficiente

Festas de Natal, jantares em família, compras e viagens podem reduzir seu tempo de sono, mas procure manter pelo menos seis a oito horas de sono na maioria das noites.

Tanto a ingestão de doces como a ingestão total de calorias são maiores quando dormimos mal.

10- Comer menos no dia anterior ou posterior ao seu evento pode ajudar a equilibrar o consumo excessivo de calorias dos dias de festa.

E livre-se das sobras: distribua o que sobrar entre os amigos. Além de contribuir com o espírito natalino você vai evitar o consumo de calorias extras nos dias seguintes à festa.

Tente implementar o máximo possível dessas dicas e você poderá se surpreender quando chegar à balança em janeiro.

Adaptado de www.cnn.com

Natal Dra Zaninelli