Por Drª Daniele C. Tokars Zaninelli*
A endocrinologia é o ramo da medicina que estuda o funcionamento do sistema de produção hormonal no organismo, além dos distúrbios que podem ser decorrentes do excesso ou falta de secreção desses hormônios pelas glândulas “endócrinas”.
O nome (Endocrinologia) é derivado do grego, endo = interno, e krino = separar, secretar, ou seja, “secreção interna”, referindo-se aos hormônios.
Os hormônios são sinais químicos secretados na corrente sanguínea que atuam em tecidos distantes regulando seu funcionamento. As glândulas endócrinas são: hipotálamo, hipófise, tireóide, paratireoides, supra-renais, gônadas (ovários / testículos) e pâncreas.
Além disso, diversos tecidos e órgãos podem produzir substâncias reguladoras, incluindo a gordura, a pele, o estômago e o intestino, os rins, entre outros.
O sistema endócrino controla o crescimento e o desenvolvimento puberal, a reprodução, o metabolismo (utilização dos alimentos pelo corpo), o sono, a sede e a fome. Os hormônios também controlam a maneira pela qual respondemos ao meio ambiente.
O endocrinologista é um médico dedicado ao estudo do sistema endócrino e dos distúrbios provocados por alterações na produção hormonal e no metabolismo.
*Daniele C. Tokars Zaninelli é médica e especialista em Endocrinologia e Metabologia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e atua como endocrinologista em Curitiba.