O hipotireoidismo pode afetar qualquer pessoa, em qualquer fase da vida, mas há casos em que essa probabilidade aumenta. Um exemplo é se você tem casos na família.

A causa mais comum de hipotireoidismo é a tireoidite crônica autoimune (Tireoidite de Hashimoto). Os mecanismos exatos que levam à tireoidite não são totalmente conhecidos, mas tanto fatores genéticos como ambientais estão envolvidos.

Infelizmente não há como prevenir, porém quando há parentes próximos com a doença devemos ficar mais atentos, pois há uma chance maior de desenvolver o hipotireoidismo. Não há cuidados específicos a se tomar além de observar os sintomas e fazer o acompanhamento para um diagnóstico precoce.

Se o diagnóstico for positivo para hipotireoidismo, saiba que o tratamento é simples e eficaz. O tratamento é feito com a reposição do hormônio tireoidiano (levotiroxina) e com avaliações periódicas para um ajuste adequado da dose.

Essa reposição é feita através de comprimidos por via oral, que devem ser ingeridos diariamente em jejum.

Geralmente o tratamento estende-se por toda a vida, portanto é importante visitar seu endocrinologista periodicamente para reavaliar a dose e o quadro clínico.

Cuide-se bem!