*Daniele C. Tokars Zaninelli

Como está a saúde da sua tireoide? Saiba como ela afeta sua vida.

A tireoide é tão importante na nossa vida, que quando fica desregulada todo o nosso corpo é afetado. Além dos sintomas físicos, que são diversos, a qualidade de vida também fica comprometida. Ela provoca alterações no sono, na concentração e memória, e mesmo o rendimento em atividades físicas é afetado pelos níveis dos hormônios tireoidianos. Saiba mais!

Quantidade faz diferença!

“A tireoide é a glândula responsável pela produção dos hormônios tireoidianos (T3 e T4), que agem controlando o ritmo de funcionamento de todo o organismo. Quando a produção hormonal se torna insuficiente ocorre o hipotireoidismo, e quando é excessiva, o hipertireoidismo”.

No hipotireoidismo o organismo fica mais “lento”. São comuns sintomas como o cansaço, indisposição, irritabilidade ou humor depressivo, diminuição da libido, alterações do sono, queda de cabelos, sensação de frio excessivo e obstipação. Pode haver dificuldade de concentração e memória, e alterações menstruais. Alguns sinais podem ser observados ao exame clínico, como: pele seca, unhas descamativas e inchaço nas pálpebras, mãos e pernas. Os batimentos cardíacos costumam ficar mais lentos, assim como os reflexos. Além disso, o exame da tireoide pode revelar alterações no tamanho e na consistência da glândula.

Já no hipertireoidismo o organismo fica “acelerado”. Os principais sintomas são: emagrecimento (apesar do aumento de apetite), palpitações, tremores nas mãos e sensação de calor excessivo. Os cabelos ficam finos e as unhas quebradiças. Aumenta a frequência das evacuações, e alterações oculares podem estar presentes (olho saltado). Ao exame pode-se observar pele quente e úmida, batimentos cardíacos acelerados, e aumento de volume da tireoide (bócio).

Atenção especial para as grávidas, pois as disfunções da tireoide também podem interferir na evolução da gestação e no desenvolvimento do feto.

É importante lembrar que na gestação, na infância e nos idosos os níveis considerados normais são diferentes dos níveis de referência utilizados para a população em geral.

Converse com seu médico

Os sintomas provocados pelas desordens da tireoide geralmente são inespecíficos e nos confundem. O acompanhamento médico é fundamental e o diagnóstico é simples, feito através de dosagens hormonais.