Com exames simples podemos ter um panorama geral da saúde da glândula. Saiba mais.

Quando a tireoide apresenta alguma alteração os sintomas costumam ser bem variados e muitas vezes podem ser confundidos com o estilo de vida, o estresse do dia a dia, ou até mesmo o peso da idade, sem receber a devida atenção.

Nos casos em que há suspeita clínica, fazer um check up da tireoide pode esclarecer se está tudo bem com essa glandula tão importante.

– Que exames costumam ser solicitados pelo médico?

O check up é feito principalmente através da análise de 2 exames de sangue: o TSH (hormônio estimulador da tireoide) e o T4 livre. Com estes exames é possível detectar o hipotireoidismo e o hipertireoidismo.

– Quem deve fazer?

Em geral, recomenda-se começar a fazer exames para avaliação da função tireoidiana a partir dos 35 anos de idade, repetindo a cada 5 anos. Após os 60 anos, especialmente em mulheres, pode ser necessário repetir os exames com maior frequência.

Mas existem casos especiais que essa investigação pode começar mais cedo, a qualquer momento da vida, especialmente quando há fatores que aumentam as chances da doença estar presente, como por exemplo: quadros de alteração cognitiva, infertilidade, presença de doenças autoimunes, colesterol alto, história familiar de hipotireoidismo, e uso de alguns medicamentos como amiodarona ou lítio.

Não se auto-medique! Isso pode trazer sérias consequências a curto e longo prazo.