Uma nova medicação para o tratamento da obesidade está sendo submetida a avaliação pelo FDA, que deverá se manifestar até 27/junho/12 quanto à sua aprovação.

Uma nova medicação para o tratamento da obesidade está sendo submetida a avaliação pelo FDA, que deverá se manifestar até 27/junho quanto à sua aprovação.Trata-se da Lorcaserina (Lorqess®) – Arena Pharmaceuticals. 

Seu uso estaria indicado em pacientes com índice de massa corporal (IMC) acima de 30Kg/m2 ou acima de 27Kg/m2  associado a co-morbidades decorrentes do excesso de peso.

A lorcaserina é um agonista seletivo dos receptores da serotonina do tipo 5-HT2c, tendo baixa afinidade de ligação com outros receptores serotoninérgicos, evitando efeitos colaterais como problemas valvulares cardíacos que ocorriam com outras medicações que também atuavam nos receptores serotoninérgicos, e por isso foram retiradas do mercado.

A lorcaserina atua no hipotálamo, área do cérebro que está envolvida no controle da fome e do metabolismo corporal. Através do aumento da atividade serotoninérgica no sistema nervoso central esta medicação modula o balanço calórico, promovendo o aumento da taxa metabólica basal e da termogênese.

A obesidade é uma doença de fisiopatologia complexa. São diversos os mecanismos envolvidos no controle do peso corporal. Cada nova medicação atua em apenas um dos pontos deste mecanismo complexo, portanto a perda de peso nem sempre é tão significativa quanto gostaríamos. temos que lembrar que uma nova medicação pode auxiliar no tratamento, mas não podemos esquecer que as pequenas atitudes do dia-a-dia, com relação a mudança de velhos hábitos, fazem toda a diferença.