Em janeiro de 2020, a FDA (Food and Drug Administration) anunciou que estava analisando os dados dos ensaios clínicos e alertou o público sobre um possível risco de câncer associado à lorcasserina com base na análise preliminar dos dados.

Em fevereiro de 2020 a FDA solicitou que o fabricante do Belviq (lorcasserina) retirasse voluntariamente o medicamento para perda de peso do mercado dos EUA, porque um ensaio clínico de segurança mostrou um aumento da ocorrência de câncer entre os usuários.

A orientação é que os pacientes parem de tomar lorcasserina e conversem com seus médicos sobre outras opções terapêuticas para perda de peso.

A lorcasserina não utilizada deve ser descartada usando um local de devolução de medicamentos (algumas farmácias recebem), mas se você não conseguir encontrar um, poderá descartar a lorcasserina no lixo doméstico misturando os comprimidos em substâncias desagradáveis como por exemplo a borra de café, sem esmagar. Esses resíduos devem ser colocados em um plástico vedado e descartados no lixo doméstico.

Pacientes que fizeram uso de lorcasserina não precisam se submeter a nenhum tipo de investigação em especial. O pequeno aumento no risco de neoplasia esteve associado ao uso prolongado da medicação, acima de 12 meses. 

Fonte: MedPageToday – Diet drug yanked over cancer risk.