A Tirzepatida, um novo medicamento recém-aprovado para o tratamento do diabetes nos EUA, tem se mostrado promissor para o tratamento da obesidade conforme mostraram os dados de um estudo publicado nessa semana no New England Journal of Medicine.
Os indivíduos do estudo, com obesidade e sem diabetes, usaram a medicação durante um acompanhamento de um ano e meio, e, na maior dose, perderam em média 21% do peso corporal, além de apresentarem melhora de vários parâmetros metabólicos. Esse foi o melhor resultado já visto em estudos sobre o tratamento clínico da obesidade.
A Tirzepatida, molécula de injeção subcutânea semanal, atua imitando a ação de dois hormônios intestinais: o GLP-1 e o GIP, que, agindo em conjunto, facilitam a perda de peso por meio da redução da ingestão de alimentos, criando uma sensação de plenitude através do retardo do esvaziamento gástrico e modulando os controles centrais de saciedade e da fome. Os efeitos colaterais mais comuns são gastrointestinais (náuseas, diarreia), e na maioria das vezes são leves e transitórios.
A Tirzepatida aguarda aprovação para o tratamento do diabetes no Brasil. Ainda são necessários mais estudos para sua aprovação para obesidade.

 

Dra. Daniele Zaninelli endocrinologista em Curitiba. CRM-PR: 16876