A Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP) é um distúrbio hormonal complexo que vai além das preocupações com a saúde reprodutiva.

Com as evidências atuais, a conexão entre SOP e doença cardiovascular (DCV) está cada vez mais evidente.

A associação entre DCV e SOP é mediada pelo excesso de gordura corporal e componentes da síndrome metabólica, o que enfatiza a importância da prevenção e tratamento da obesidade, hipertensão e dislipidemia em mulheres com SOP o mais precocemente possível.

As mulheres com SOP devem estar cientes de seu risco aumentado e tomar medidas proativas para gerenciá-lo.

Assim como já se orienta para todas as pessoas, modificações no estilo de vida incluindo exercícios regulares, dieta balanceada, controle de peso e cessação do tabagismo, são prioridades e podem ajudar a reduzir o risco de DCV também na SOP.

Os profissionais de saúde também devem ser proativos com o início precoce de intervenções sobre a glicemia e o colesterol, assim como sobre a pressão arterial se for necessário.

Também é importante implementar estratégias eficazes de controle de peso e reconhecer a possibilidade ou desejo de gravidez em mulheres jovens férteis, o que pode levar a restrições a alguns tratamentos médicos.

Buscar acompanhamento especializado pode reduzir a probabilidade de complicações cardiovasculares entre mulheres com SOP.

Cuide de sua saúde. Converse com sua endocrinologista.

Fonte: Meri-Maija Ollila et al. European Journal of Endocrinology, Julho de 2023.

 

Autora: Daniele C. Tokars Zaninelli, endocrinologista em Curitiba.