– Teste seus conhecimentos –

Veja se você sabe de qual nutriente estamos falando:
Ele é essencial para a manutenção da vida. Apesar de ser frequentemente tratado de maneira trivial, nenhum outro nutriente é tão essencial ou necessário em quantidades tão grandes.

Sua falta pode levar a sintomas como:

Redução da capacidade de concentração e memória
Dores de cabeça
Cãibras
Digestão lenta
Obstipação
Redução do desempenho físico
Frequentemente é o motivo de procurarmos alguma coisa para “beliscar”
Em casos mais graves pode levar à queda da pressão arterial, superaquecimento corporal e até à morte.

Para quem ainda não descobriu:

Se consumido em quantidades insuficientes leva ao ressecamento de pele e mucosas
O primeiro sinal costuma ser a sede
Agora ficou fácil! Esse nutriente tão especial é a água! Pois é, muita gente passa o dia todo com sensação de mal estar e cansaço e nem lembra que isso pode ser corrigido de forma simples, apenas ingerindo água de forma adequada.

Uma boa hidratação é essencial para a saúde e o bem-estar, pois a água é o principal componente do corpo humano. Representa 60% do peso corporal nos homens adultos, e cerca de 50-55% do peso nas mulheres (devido à sua maior proporção de gordura corporal).

Alguns dos principais benefícios dahidratação estão listados abaixo:

– Auxilia no transporte de carboidratos, vitaminas, minerais e oxigênio para as células de todo o corpo.

– O cérebro é constituído por cerca de 75% de água.
Quando estamos bem hidratados, existe um melhor fornecimento de sangue rico em oxigênio às células cerebrais – o cérebro fica alerta.

– A hidratação tem um papel importante na digestão dos alimentos e na absorção dos nutrientes. A água é necessária para a dissolução dos nutrientes para que possam ser absorvidos pela corrente sanguínea e transportados para as células.

– Os líquidos são importantes para o funcionamento saudável do coração, e seu equilíbrio é essencial para manter a pressão arterial dentro de limites saudáveis. O sistema circulatório fornece uma quantidade de oxigênio constante ao cérebro, músculos e todos os outros tecidos.

– O consumo adequado de água permite que os rins trabalhem bem, ajudando-os a eliminar os resíduos e os nutrientes desnecessários através da urina. Os rins regulam os níveis de água corporal, aumentando ou diminuindo o fluxo de urina. Também controlam os níveis normais de sódio e outros eletrólitos no organismo. Os rins de uma pessoa saudável e bem hidratada filtram aproximadamente 180 litros de água por dia, sendo que a maior parte desta água é reabsorvida, evitando perdas excessivas.

– Aproximadamente 70 a 75% do músculo é composto por água.
A água funciona como um lubrificante para os músculos e articulações; ajuda a proteger as articulações e mantém os músculos trabalhando corretamente (é fundamental para o relaxamento muscular, e por isso a desidratação leva a cãibras).

– A pele é constituída por 80-85% de água. Forma uma barreira contra os agentes patogênicos contribuindo para a prevenção de processos infeciosos e alérgicos. Uma boahidratação pode preservar a elasticidade e a textura da pele.

– Controle da temperatura corporal: com o aumento da temperatura perdemos água através do suor e da evaporação. O suor é a forma mais eficaz de prevenir o superaquecimento corporal.

– Emagrecimento: Uma boahidratação é essencial para o processo de quebra da gordura corporal. Além disso, o cérebro interpreta os sinais de desitratação de forma confusa, e muitas vezes acabamos comendo quando devíamos tomar água.

– Ainda é essencial para um bom funcionamento do sistema imunológico.

ENTÃO, FIQUE ATENTO AOS SINAIS DE DESIDRATAÇÃO!

A perda equivalente a 1 a 2% do peso corporal é capaz de desencadear a sensação de sede, ou seja, quando sentimos sede já apresentamos algum grau de desidratação. Portanto, não espere pela sede. Consuma líquidos regularmente.

Mas…

…será que precisamos mesmo tomar 2 litros de água por dia?

…quais as formas de se obter uma boa hidratação?

…será que só a água conta?

…as necessidades são iguais para todas as pessoas?

Essas são algumas das questões que serão discutidas no próximo artigo sobre o assunto! Não perca!