Quando falamos em obesidade é importante lembrar que cada paciente apresenta diferentes manifestações e necessidades.

Um dos grupos que merecem atenção especial é o de pacientes com mais de 65 anos. Nessa etapa da vida somam-se os efeitos do envelhecimento, de doenças crônicas e do estilo de vida, e não é incomum que pacientes com excesso de gordura corporal tenham redução da massa e do desempenho muscular, a chamada obesidade sarcopênica.

A sarcopenia pode ser exacerbada durante o processo de perda de peso, com potencial prejuízo funcional e metabólico. Por isso, no tratamento da obesidade devemos adotar estratégias que ajudem a prevenir a perda muscular, que pode acontecer durante o emagrecimento, preservando a saúde e a qualidade de vida do paciente.

Focar apenas na perda de peso pode levar a consequências negativas, com o risco de fragilidade e comorbidades. Ingesta proteica adequada e exercícios físicos devem ser priorizados. composição corporal deve ser avaliada e monitorada para se escolher a melhor estratégia terapêutica. No consultório uso a bioimpedância no início do tratamento e periodicamente.

O manejo da obesidade deve ser focado no paciente, considerando os diversos aspectos de sua saúde, sem deixar de levar em conta as suas preferências.

 

Dra. Daniele Zaninelli endocrinologista em Curitiba. CRM-PR: 16876