A farmacêutica Eli Lilly confirmou que o Mounjaro, medicamento à base de tirzepatida aprovado pela Anvisa em setembro de 2023, estará disponível nas farmácias brasileiras a partir de 7 de junho de 2025.
Apesar de indicado em bula para o tratamento do diabetes tipo 2, tem sido utilizado off-label para a perda de peso. Isso porque a tirzepatida imita 2 hormônios naturalmente produzidos pelo corpo (GLP-1 e GIP), levando ao equilíbrio das taxas de açúcar no sangue, além de aumentar a sensação de saciedade.
Estudos clínicos demonstraram que, junto com mudanças no estilo de vida, a tirzepatida levou a uma perda média de 20% do peso corporal, sendo mais potente que a semaglutida (Ozempic, Wegovy).
O medicamento pode levar a efeitos colaterais como náuseas, vômitos e alterações intestinais (constipação e diarreia), reforçando a necessidade do acompanhamento médico regular.
Mounjaro poderá ser encontrado nas farmácias em seis doses diferentes, variando de 2,5 a 15 mg. A aplicação é subcutânea, de uso semanal. E atenção! A tirzepatida não deve ser aplicada simultaneamente à semaglutida, nem a qualquer medicamento da mesma classe terapêutica.
Também é importante lembrar que a interrupção do tratamento implica em recuperação ao menos parcial do peso perdido.
Se você está considerando opções para o tratamento do diabetes tipo 2, ou busca alternativas para a perda de peso, é fundamental consultar um endocrinologista. O profissional poderá avaliar seu caso de forma personalizada e indicar o tratamento mais adequado às suas necessidades, sem colocar sua saúde em risco.
Autora: Daniele C. Tokars Zaninelli, endocrinologista em Curitiba.