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Vamos colocar na balança a dieta vegetariana ‘Na balança’? Conheça os prós e contras com relação à saúde, e saiba se serve para você!

De forma geral, podemos dizer que: desde que equilibrada e bem orientada, costuma trazer benefícios à saúde.

Mas, atenção!

A dieta vegetariana nem sempre é baixa em calorias, o que é essencial para quem busca perda de peso.

Se o tamanho das porções for muito grande, ou se houver consumo de alimentos altamente calóricos, como bebidas açucaradas, frituras, salgadinhos e sobremesas, pode haver ganho de peso.

Mesmo alimentos comercializados como vegetarianos podem ser riscos em calorias, sódio e gorduras.

 

Dieta Vegetariana “na balança”: conheça, de forma simplificada, os principais prós e contras, e saiba se serve para você.

– O que é: Dieta baseada predominantemente em alimentos de origem vegetal (grãos, leguminosas, tubérculos, vegetais, frutas, castanhas e cogumelos). Elimina o consumo de carnes, e, de forma variável, ovos e laticínios.  

– Prós:

Desde que a dieta seja equilibrada e bem orientada, os seguintes benefícios podem ser esperados:

Redução no risco de obesidade, doenças cardíacas, hipertensão, diabetes, artrite e câncer (especialmente próstata e cólon).

Mas atenção: a dieta vegetariana nem sempre é baixa em calorias, o que é essencial para quem busca perda de peso. Se o tamanho das porções for muito grande, ou se houver consumo de alimentos altamente calóricos, como bebidas açucaradas, frituras, salgadinhos e sobremesas, pode haver ganho de peso. Mesmo alimentos comercializados como vegetarianos podem ser ricos em calorias, sódio e gorduras.

– Contras:

Quando não planejada adequadamente pode estar associada à deficiência de nutrientes essenciais, como vitamina B12, ferro, cálcio e proteínas, o que pode ser corrigido com acompanhamento e suplementação adequada.

– Serve para você?

Para indivíduos saudáveis, uma dieta vegetariana bem equilibrada pode fornecer quantidades suficientes de quase todos os nutrientes necessários ao organismo. No entanto, um planejamento alimentar cuidadoso pode ser necessário para subgrupos vulneráveis específicos da população, como por exemplo crianças, gestantes, atletas e idosos. Converse com seu médico, que saberá te orientar quanto à indicação e cuidados especiais para o seu caso.

Fonte:  

Petti A. et al. Vegetarianism and veganism: not only benefits but also gaps. A review.

If I switch to a vegetarian diet, will I lose weight? Zeratsky K.