Recentemente tive a oportunidade de falar à Gazeta de São Paulo sobre os efeitos da banha de porco e do óleo de soja na saúde.

As recomendações atuais de diretrizes como as da American Heart Association não deixam dúvidas de que óleos vegetais (exceto os óleos de palma e de coco) devem ser preferidos quando pensamos nos efeitos sobre os níveis de colesterol e na saúde cardiovascular.

E a manteiga? Deveria ser substituída por óleos vegetais no preparo de alimentos?

Um estudo recém publicado no JAMA Internal Medicine mostrou que um maior consumo de manteiga leva a um risco aumentado de mortalidade em adultos de meia- idade.

Para os autores, cada aumento de 10 gramas na ingestão diária de manteiga foi associado a um aumento de 7% no risco de mortalidade total ‼️

Por outro lado, aumentar o consumo de óleos vegetais, como os de canola, soja e oliva em 10 g/dia foi associado a uma redução de:
🔥 13% no risco de morte por todas as causas
🔥 11% no risco de morte por câncer e
🔥 6% no risco de morte por doenças cardiovasculares!

Os resultados indicam que trocar 3 pequenas porções de manteiga (cerca de 15 g) por 1 colher de sopa de óleo vegetal (cerca de 15 g) na dieta diária, pode contribuir para a redução do risco de mortalidade prematura.

Isso mostra que pequenas mudanças podem ter um grande impacto na saúde em longo prazo!

Fonte:
To Butter or Replace With Plant-Based Oils, That Is the Question. JAMA 2025.

 

Autora: Daniele C. Tokars Zaninelli, endocrinologista em Curitiba.