Quanto mais cedo melhor!
O Guia de Atividade Física para a População Brasileira orienta que quando as crianças são estimuladas à prática de atividades físicas desde cedo, as chances de se tornarem adultos ativos é maior.
A atividade física promove crescimento e desenvolvimento saudáveis. Os exercícios favorecem o controle do peso corporal, a qualidade do sono, o bem estar emocional e as funções cognitivas em todas as idades!
O tempo ideal de atividade varia de acordo com a idade, sendo de pelo menos 30 minutos por dia para crianças até 1 ano de idade, e de pelo menos 3 horas diárias para crianças de 1 a 5 anos. Pode-se dividir este tempo ao longo do dia.
O tipo e a intensidade dos exercícios devem levar em consideração o padrão das funções motoras e cognitivas de cada estágio do crescimento. Veja abaixo alguns exemplos:
– Crianças até um ano de idade: os estímulos devem se concentrar em engatinhar, rolar, sentar, deitar, entre outros.
– Crianças de 1 a 2 anos devem ser estimuladas a ficar de pé sozinhas, se equilibrar num pé só, saltitar, escalar pequenos desníveis, etc.
– Crianças de 3 a 5 anos: as atividades podem ser de maior intensidade, como por exemplo correr, pular e dançar.
Também são altamente recomendados exercícios em banheiras e piscinas, pois ajudam a criança a se familiarizar com a água e aprender a flutuar e nadar desde cedo, o que é importante para evitar acidentes.
Autora: Daniele C. Tokars Zaninelli, endocrinologista em Curitiba.