Nesta quarta-feira, 16 de abril, a Agencia Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) decidiu que a retenção de receita médica para a venda de Ozempic, Wegovy, Mounjaro e similares, será obrigatória. Esta medida é de extrema importância, já que o uso inadequado desses medicamentos aumenta muito os riscos de reações adversas e complicações de saúde a longo prazo.
O uso responsável dos análogos do GLP-1 é essencial para que possamos atingir os objetivos do tratamento, seja no controle metabólico ou no peso corporal, sem colocar a saúde em risco.
O acompanhamento especializado permite um acompanhamento de saúde durante o tratamento, o que permite a manutenção dos resultados em longo prazo, evitando o efeito sanfona, a sarcopenia (perda de massa muscular) e até a osteoporose (perda de massa óssea) durante o processo de emagrecimento.
A atualização da norma deve ser publicada nos próximos dias no Diário Oficial da União. A partir da publicação, serão contados 60 dias para que a regra entre em vigor.
Com a vigência da regra, as receitas terão validade de 90 dias, período durante o qual poderão ser utilizadas pelo paciente.
Converse sempre com sua endocrinologista.
Autora: Daniele C. Tokars Zaninelli, endocrinologista em Curitiba.