O pré-diabetes é um estágio anterior ao diabetes, em que os índices de açúcar no sangue são mais altos que o normal, mas ainda não classificam uma pessoa como diabética. Segundo a endocrinologista Daniele Zaninelli, todos os pacientes com a doença passam antes por essa fase. No entanto, com a adoção de algumas medidas, é possível evitar tanto o desenvolvimento do pré-diabetes quanto sua transformação em um quadro de diabetes.

Controlar o peso é uma das formas de prevenir o pré-diabetes

“O pré-diabetes compartilha os mesmos fatores de risco do diabetes, ou seja, uma combinação de fatores genéticos, excesso de gordura corporal, principalmente quando se acumula na região abdominal, e sedentarismo”, afirma a médica, que acredita que mudanças no estilo de vida são as medidas mais eficazes para a prevenção desse problema.

De acordo com a profissional, uma das atitudes mais importantes é a detecção precoce do excesso gordura corporal associada a hábitos que eduquem o paciente quanto aos seus riscos e uma abordagem séria do sobrepeso e da obesidade, o que pode incluir o uso de medicações. “Hoje, dispomos de medicamentos que são capazes de associar a perda de peso ao controle das glicemias e à proteção cardiovascular”, diz a especialista.

Exercícios físicos ajudam a evitar o pré-diabetes

Além disso, para se prevenir do pré-diabetes, é essencial também manter uma alimentação equilibrada e praticar exercícios físicos com regularidade (durante 150 minutos por semana ou 30 minutos por dia). Outros cuidados importantes envolvem cuidados com a saúde cardiovascular, como o controle adequado da pressão arterial e dos níveis de colesterol, além de evitar o tabagismo.

Quem apresenta um ou mais fatores de risco ou até mesmo já foi diagnosticado com pré-diabetes deve ir ao médico e repetir os exames anualmente para acompanhar as mudanças nas taxas de glicemia. Entretanto, Daniele destaca que não adianta se consultar com o médico periodicamente se não tomar as atitudes necessárias para evitar a evolução da doença: “Na luz das evidências atuais, está claro que a prevenção do diabetes é a melhor forma de evitar suas complicações crônicas, como a perda de visão e amputações”.

Dra. Daniele Zaninelli é endocrinologista formada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e atua em Curitiba. CRM-PR: 16876

Artigo Original: https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/diabetes/pre-diabetes-o-que-fazer