O diabetes é uma doença conhecida por manter a quantidade de glicose circulando pelo sangue em níveis acima da recomendação dos médicos. No entanto, existem momentos em que acontece uma queda expressiva nos níveis de açúcar, levando-os a patamares abaixo de 70mg/dl. Essas crises recebem o nome de hipoglicemia e são perigosas.

Pouco açúcar no sangue causa enjoo e dor de cabeça

“Pessoas com diabetes podem ter crise de hipoglicemia quando usam doses excessivas de insulina ou outros medicamentos antidiabéticos, quando pulam uma refeição ou comem menos que o habitual ou quando praticam mais atividade física do que estão acostumados sem fazer ajustes na dieta ou nas doses de insulina”, afirma a endocrinologista Daniele Zaninelli.

Quando o paciente tem uma crise de hipoglicemia, o corpo tem reações metabólicas que geram sintomas com o objetivo de sinalizar o problema. “Tremores, tontura, sudorese, sensação de fome e enjoos, irritabilidade ou mau humor, ansiedade e dor de cabeça são sintomas comuns”, cita a profissional.

Diabético com hipoglicemia pode sofrer desmaios

Quando a crise acontece durante a noite, o paciente pode ter transpiração excessiva, pesadelos e confusão mental ao acordar. Já os sinais e sintomas de maior gravidade incluem fraqueza muscular, fala arrastada, alterações visuais e sonolência. Segundo a médica, se não for tratada a tempo, a crise hipoglicêmica pode levar a convulsões e à perda da consciência.

Para a recuperação do equilíbrio do corpo, é preciso agir rapidamente. É importante oferecer refrigerante, suco com açúcar ou outro carboidrato de rápida absorção ao paciente e, depois, alimentos ricos em fibras e proteínas. Se o diabético estiver desacordado ou apresentando sinais de hipoglicemia severa, é possível recorrer à injeção de glicose endovenosa ou de glucagon, hormônio que ajuda a liberar açúcar no sangue. Procurar um médico, para verificar o que aconteceu e avaliar possíveis ajustes no tratamento, também é uma medida necessária.

Dra. Daniele Zaninelli é endocrinologista formada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e atua em Curitiba. CRM-PR: 16876

Artigo Original: https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/diabetes/corpo-durante-crise-de-hipoglicemias