*Daniele C. Tokars Zaninelli
A principal fonte natural de vitamina D é a exposição aos raios ultravioleta (UVB). Ao penetrar na pele, os raios solares desencadeiam uma série de reações que se completam no fígado e nos rins, levando à produção da forma ativa da vitamina D, que vai atuar em diversos órgãos e tecidos.
A vitamina D tem papel importante no equilíbrio do cálcio e na manutenção da saúde dos ossos. Existe ainda um grande interesse no estudo de seus efeitos sobre os sistemas imunológico e cardiovascular, e na sua relação com doenças como obesidade, diabetes, câncer, doenças autoimunes, respiratórias, e até na função cognitiva.
A deficiência de vitamina D atinge uma grande parcela da população em todo o mundo.
Saiba quais são suas chances de apresentar deficiência de vitamina D
Você sabe quais são as principais causas de deficiência de vitamina D?
– Baixa exposição solar
– Má absorção intestinal;
– Uso de medicamentos que interferem em seu metabolismo;
Veja abaixo os fatores que estão associados ao maior risco de deficiência de vitamina D, e aqueles que conferem proteção.
Em adultos, a deficiência de vitamina D pode levar a sintomas como dores musculares e nos ossos, mas costuma ser silenciosa. Se você pertence a algum dos grupos de risco, procure um médico para confirmação diagnóstica, que pode ser realizada através da dosagem sanguínea da vitamina D. O tratamento é simples e muito eficaz.