O que você busca ao tomar uma bebida?
Hidratação, nutrição, energia, saúde, refrescância?
Saiba como escolher o que vem com a sua água.
Como tudo na vida, até mesmo no momento de escolher o que tomar – seja para matar a sede ou por pura diversão – temos que fazer opções.
A água é uma escolha certeira, saudável e suficiente para atender às necessidades de hidratação da maioria das pessoas, mas para quem não consegue adquirir o hábito de consumí-la, uma série de opções de bebidas está disponível.
A boa notícia é que praticamente todas as bebidas têm seu lugar numa dieta equilibrada. O segredo é consumir com moderação.
Na hora de escolher, os seguintes pontos devem ser levados em consideração:
– conteúdo calórico
– necessidade de hidratação
– poder nutritivo
– presença de substâncias tóxicas ou associadas ao risco de doenças crônicas
Defina seus objetivos e faça boas escolhas:
1. Emagrecimento:
As calorias contidas nas bebidas não são percebidas pelo sistema de saciedade, ou seja, não ajudam a matar a fome por tempo prolongado, além de serem rapidamente assimiladas pelo organismo, aumentando os depósitos de gordura caso o número de calorias consumidas ultrapasse as necessidades diárias.
Dicas:
– Troque o suco de frutas por 1 fruta acompanhada de um copo d’água. As fibras alimentares íntegras dão saciedade e ainda ativam o metabolismo, que precisa gastar mais energia para a sua digestão.
– Se optar por refrigerantes, prefira a versão “zero, light ou diet”, evitando o consumo de calorias vazias (sem valor nutricional).
– Cuidado com os sucos naturais “de caixinha”. Mesmo aqueles na versão “light” tem calorias demais para quem deseja emagrecer.
– Café/chá : bebidas com cafeína têm um efeito diurético transitório, mas isto não terá qualquer efeito no seu poder de hidratação, contribuindo para a ingestão total de líquidos. Três xícaras de café ao dia ajudam o metabolismo a se manter mais ativo.
2. Saúde e nutrição
Algumas bebidas podem fornecer nutrientes enquanto hidratam, ou ainda se diferenciam pela ausência de substâncias tóxicas ao organismo.
Componentes prejudiciais à saúde, como gorduras saturadas e álcool, por exemplo, devem ser evitados.
Aqui ganham destaque a água e os sucos naturais.
Outra opção saudável é o leite. É eficaz na hidratação e na reposição de proteínas quando consumido após a atividade física. Também é uma das principais fontes alimentares de cálcio, auxiliando na manutenção de ossos saudáveis.
As bebidas isotônicas podem ser úteis quando uma hidratação mais rápida ou mais intensa é necessária, como durante a realização de exercícios físicos intensos (com mais de 40-50 minutos de duração) ou em doenças que cursem com diarréia ou vômitos, por exemplo. Por conterem glicose e sódio, o seu poder de hidratação é maior.
Dicas:
– Produtos industrializados não são proibidos, mas devem ser consumidos apenas eventualmente. Consulte sempre as informações nutricionais contidas na embalagem. As informações quanto à presença de nutrientes e outras substâncias podem ajudar na escolha.
– O conteúdo de sódio faz diferença? Algumas bebidas, como os refrigerantes zero, por exemplo, apresentam um conteúdo de sódio considerado alto “para uma bebida”, mas ainda assim é irrisório frente ao aporte diário de Sal. Isso dificilmente será relevante desde que consumidos com moderação. Então quem quer manter um peso saudável não deve ter essa preocupação.
– Atenção: Bebidas esportivas “zero” demoram mais para serem absorvidas do que as “normais” devido à falta da glicose.
Água = Vida!
Saiba usar e ganhe um aliado para atingir as suas metas!