A Testosterona é o principal hormônio sexual nos homens. É produzido principalmente pelos testículos e, ao longo da vida, mantém o equilíbrio das mudanças associadas com a puberdade masculina, passando pelo aumento da densidade óssea, da massa muscular, crescimento de pelos e libido.
Uma pequena porcentagem de homens não produz testosterona suficiente. Isso pode ser causado por problemas nos testículos ou na parte do cérebro que controla a produção do hormônio.
Muitas condições comuns podem levar a este quadro, como por exemplo a obesidade, diabetes, apneia do sono, uso de opióides e depressão. Em casos como estes, o tratamento deverá se concentrar no problema subjacente.
Os níveis de testosterona também flutuam ao longo do dia e se alteram naturalmente com o envelhecimento.
Os sintomas da baixa testosterona não são específicos, mas incluem disfunção sexual, humor deprimido, baixa energia e redução da massa muscular. No entanto, muitas outras condições podem causar sintomas semelhantes.
No nosso próximo conteúdo falaremos um pouco mais sobre este assunto, com atenção especial ao diagnóstico e tratamento da baixa testosterona.
Fonte: Adaptado de JAMA Internal Medicine Patient Page