41 3121.1001

41 99121.1001

O termo diabetes mellitus (DM) engloba um grupo de distúrbios metabólicos crônicos com uma característica em comum: a hiperglicemia. Seu diagnóstico pode ser definido de forma simples, a partir da dosagem de um único componente sanguíneo, no entanto sabemos que a elevação da glicemia pode ser causada por uma série de fatores, genéticos e adquiridos, que contribuem para a queda dos níveis circulantes de insulina e/ou comprometimento da eficácia do hormônio, resultando em manifestações clínicas diversas, nem sempre previsíveis.

5 tipos de diabetes

continue lendo

Complicações microvasculares se constituem na principal causa de morbimortalidade em portadores de diabetes. Vamos falar aqui sobre os principais mecanismos envolvidos nessas lesões e o que podemos trazer desse conhecimento para a prática clínica diária.

Diabetes

continue lendo

Os hormônios tireoidianos atuam em quase todas as células nucleadas e são essenciais para o crescimento, desenvolvimento neuronal, reprodução e regulação do metabolismo energético. Disfunções tireoidianas são comuns, com consequências potencialmente devastadoras para a saúde.

disfuncoes tireoidianas

continue lendo

Devido ao envelhecimento da população, as fraturas osteoporóticas são uma importante causa de morbidade e mortalidade. Alguns fatos importantes:

calcio e vitamina d

continue lendo

diabetes tipo 2 (DM2) está se tornando cada vez mais comum. Uma das razões para isso é a crescente prevalência da obesidade, não esquecendo a inter-relação com fatores predisponentes genéticos e ambientais. Nesse contexto, a vitamina D (VD) tem recebido grande atenção, especialmente no que diz respeito a suas ações no metabolismo da glicose.

vitamina d 2

continue lendo