41 3121.1001

41 99121.1001

 
 
 
 

Áreas de Atuação

Bioimpedância

Bioimpedância | Drª Daniele Zanienlli Endocrinologista em Curitiba*Por Daniele C. Tokars Zaninelli

O exame de bioimpedância faz parte da consulta médica. Ele permite acompanhar as mudanças na composição corporal (quantidade de tecido gorduroso e massa magra) durante o tratamento para perda de peso. Alguns cuidados devem ser tomados para sua realização, permitindo uma avaliação mais precisa:

1. Não ingerir bebidas alcoólicas por pelo menos 24 horas antes da avaliação;

2. Não praticar exercícios físicos durante as 12 horas antes do teste. Exercícios físicos alteram a quantidade de água no organismo;

3. O uso de diuréticos pode alterar os resultados. Evite seu uso por 7 dias antes do teste;

4. A avaliação deve ser realizada após jejum de pelo menos 4 horas;

5. Não consumir uma quantidade grande de água antes da avaliação;

6. Urinar 30 minutos antes do teste;

7. O melhor período para a mulher ser avaliada é no meio do ciclo menstrual, onde a retenção hídrica é menor (do 7º ao 21º dias do ciclo);

8. Quando for repetir o teste, procure fazer sempre no mesmo período do dia.

*O teste não pode ser realizado em pacientes que usam marca passo. O fraco sinal elétrico emitido pelo teste de bioimpedância magnética pode interferir no funcionamento desses aparelhos.

**O teste não deve ser realizado em mulheres grávidas.

Como funciona a Bioimpedância?

Bioimpedância | Drª Daniele C. Tokars Zaninelli Endocrinologista em CuritibaO aparelho de bioimpedância mede o efeito da passagem pelo corpo de uma fraca corrente elétrica, que é imperceptível, medindo a resistência ao fluxo de energia que passa pelo mesmo. A massa magra possui um alto nível de água e eletrólitos, sendo menos resistente ao fluxo de energia do que a massa gorda. Este exame fornece dados sobre a composição corporal, e leva em conta dados individuais como sexo, peso, altura, idade, etnia e prática de atividade física.

Como funciona a Bioimpedância | Drª Daniele C. Tokars Zaninelli Endocrinologista em CuritibaAtravés da realização da bioimpedância é possível avaliar a quantidade de massa magra e de massa gorda de um indivíduo. Também permite avaliar a quantidade de gordura que é preciso perder, além de fornecer um cálculo do gasto metabólico basal, isto é, mostra o número de calorias que um indivíduo precisa consumir para manter suas atividades fisiológicas básicas. Isso facilita a indicação da dieta a um paciente, visto que permite conhecer quais são suas necessidades calóricas diárias.

O exame é extremamente útil no acompanhamento de pacientes em tratamento para perda de peso, pois nem sempre é possível ver na balança os resultados obtidos com a mudança dos hábitos alimentares e a prática de atividade física. A avaliação da composição corporal através da bioimpedância permite a observação e quantificação mais precisas das mudanças do tecido gorduroso e da massa muscular decorrentes do tratamento, quando realizado periodicamente. Na clínica, o aparelho de bioimpedância utilizado é o Maltron BF 906.

*Daniele C. Tokars Zaninelli é médica e especialista em Endocrinologia e Metabologia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e atua como endocrinologista em Curitiba.