Vistos como aliados na hora de perder quilos extras, cada vez mais os shakes são procurados pelas mulheres que querem emagrecer. Com cerca de 250 calorias por copo, esses produtos são comercializados em forma de pó e se tornam substitutos de uma refeição rápida quando acrescidos de leite. Mas será que esta bebida faz bem ao organismo? Com que frequência os shakes podem ser incluídos na rotina da alimentação? Para entender melhor essas questões, o TDelas buscou informações com especialistas em saúde e com quem fabrica o produto.

shakes

Para a endocrinologista do Hospital Vita Daniele Tokars Zaninelli, esse tipo de rotina alimentar restritiva pode ser prejudicial, sob o ponto de vista nutricional e social. “Ao trocar uma refeição pelo shake, a mulher pode perder o momento tão especial que é estar à mesa com sua família”. Além disso, essas dietas radicais podem gerar um tipo de sofrimento pela privação de nutrientes e de convívio com outras pessoas na hora das refeições.

De acordo com a médica, uma mulher precisa consumir em torno de 2.000Kcal por dia. Quem quer perder peso pode consumir entre 1.200 e 1.400 calorias diárias, mas nem sempre as mulheres seguem estas orientações. “Muitas delas chegam ao consultório dizendo que já tentaram todas as dietas possíveis. Ao fazer regime por conta própria, sem orientação de um médico ou nutricionista, e sem mudar os hábitos de vida, como incluir exercícios físicos na rotina, elas nunca alcançam os resultados desejados de forma duradoura.”

No tratamento para emagrecer, Daniele lembra que é necessário realizar exames laboratoriais para detectar alguma carência de vitamina e também elaborar um plano alimentar adequado, personalizado para cada paciente. Ao trocar muitas ou todas as refeições pelo shake, a pessoa pode ficar com carência de vitaminas e minerais levando a problemas como anemia, por exemplo. Mas com o plano alimentar, se preciso o médico pode indicar o uso de shakes. Temos algumas opções confiáveis no mercado, inclusive para diabéticos, mas entre os produtos vendidos, nem todos oferecem as vitaminas e nutrientes necessários ao organismo.

Paula Weidlich 28/05/2014

logo pron

Veja a matéria completa:
http://www.parana-online.com.br/canal/mulher/news/802364/?noticia=EXCESSO+DE+SHAKES+PARA+EMAGRECER+PREJUDICA+A+SAUDE