Este foi o tema de um estudo publicado recentemente nos Arquivos Brasileiros de Endocrinologia e Metabologia.

A quantidade de gordura visceral, ou intra-abdominal, está associada ao risco de desenvolver doenças como diabetes, hipertensão arterial e aumento dos níveis de colesterol, que por sua vez estão relacionados a doenças cardiovasculares como o infarto do miocárdio e o acidente vascular cerebral (AVC).

Já a atividade física está associada à redução da gordura visceral, e, portanto, de suas consequências para a saúde em indivíduos de ambos os sexos, mas ainda há discussão sobre exatamente quanto exercício é necessário praticar para se obter esses benefícios.

Na pós menopausa existe um aumento na incidência dos distúrbios metabólicos e doenças cardiovasculares, o que está associado com o acúmulo de gordura visceral nesta fase da vida. Com base nesses dados, um grupo de mulheres na pós-menopausa foi avaliado para se tentar definir quanto exercício seria necessário para evitar o acúmulo de gordura intra-abdominal.

Os resultados mostraram que um gasto calórico entre 1.600 e 2.300 Kcal por semana obtido com atividade física LEVE a MODERADA é capaz de prevenir o acúmulo de gordura intra-abdominal na pós-menopausa. O mesmo resultado não ocorre com a prática de exercícios vigorosos.

Além das vantagens na composição corporal como redução da gordura e manutenção ou aumento da musculatura, também é visto um maior bem-estar psicológico nas pessoas que praticam exercícios regularmente.

Vale a pena observar que esses resultados podem ser conseguidos com a simples prática de caminhadas, seja com o objetivo de deslocamento (ir a pé ao mercado ou ao banco) ou de lazer, o que não requer equipamentos especiais ou gastos adicionais.

A mulher na pós-menopausa deveria realizar pelo menos 150 minutos de atividade física moderada por semana, com no mínimo 10 minutos de duração por atividade, o que melhora a aptidão aeróbia e alguns fatores de risco para doença cardíaca e diabetes do tipo 2. Maiores benefícios ainda podem ser obtidos quando se reduz o consumo de gorduras, cigarros e bebidas alcoólicas.

O que é importante tirarmos como aprendizado?

Não há nada melhor do que a prática regular de hábitos saudáveis para a manutenção da saúde. A simples realização de pequenas caminhadas diárias – 3 caminhadas de 10 minutos ao dia, por exemplo – pode trazer grandes benefícios à saúde.

Fonte: Arquivos Brasileiros de Endocrinologia e Metabologia – agosto/2012