41 3121.1001

41 99121.1001

 
 
 
 

Mídia

Como é o autoexame da tireoide

A médica endocrinologista Daniele Zaninelli, em entrevista ao site Mulher Sem Falta, fala sobre autoexame da tireoide.

autoexame-tireoide

 

 

 

 

 

 

 

 

Muito se fala em autoexame das mamas, das pintas do corpo, mas raramente ouvimos falar do autoexame da tireoide. Apesar de pequena, ela pode afetar o corpo como um todo. O autoexame é simples e rápido. Vale a pena conhecê-lo.

"A tireoide é uma glândula que está localizada na região anterior do pescoço, logo abaixo do "pomo de Adão". Ela tem como função a produção dos hormônios tireoideanos (T3 e T4), que controlam o metabolismo corporal", explica a Dra. Daniele Tokars Zaninelli, endocrinologista do Hospital VITA Curitiba.

Alterações na tireoide podem resultar no excesso de produção desses hormônios, o hipertireoidismo, ou na redução da produção, o hipotireoidismo. Em ambos os casos, além dos mais variados sintomas, pode ocorrer alteração do volume da glândula.

A tireoide pode apresentar também alguns nódulos - situação frequente. A maioria deles é benigna, entretanto, 5% podem ser malignos. Portanto, é importante realizar o autoexame. Deve-se incluir a avaliação dos sintomas, por meio de algumas perguntas básicas, e, depois, a avaliação da glândula. É um procedimento simples e você pode realizá-lo facilmente.

Avaliação geral

1. Você sente cansaço com frequência?

2. Sofre de dores musculares e nas articulações?

3. Engordou, mesmo com diminuição do apetite?

4. Tem prisão de ventre?

5. Sente mais frio que o normal?

6. Tem sofrido de depressão?

7. Seus cabelos e pele estão ressecados?

Autoexame

São necessários apenas um espelho com cabo e um copo d'água. Os seguintes passos devem ser seguidos:

1. Segure o espelho procurando em seu pescoço a região abaixo do "pomo de Adão". Sua tireoide está localizada nessa área.

2. Focalize a área com o espelho estendendo a cabeça para trás para facilitar a visualização.

3. Beba um gole d'água.

4. Ao engolir, a tireoide desliza para cima e para baixo. Observe em seu pescoço se existe alguma saliência ou elevação localizada. Repita este teste várias vezes, se necessário, enquanto houver alguma dúvida.

Se a maioria das suas respostas ao questionário da Avaliação geral foi "sim", ou se perceber alguma alteração na tireoide, procure um médico endocrinologista.

Fonte: www.mulhersemfalta.com.br