41 3121.1001

41 99121.1001

Vitamina D. Mitos e verdades

Teste seus conhecimentos:

A vitamina D só interfere na saúde óssea.

 

Mito. A vitamina D é considerada um hormônio. Ela é essencial não só para manter a saúde dos ossos, mas também tem papel importante em muitos outros mecanismos bioquímicos no corpo humano. “Sua deficiência está associada não só ao aumento no risco de fraturas ósseas, mas também a um maior risco de desenvolver diabetes, doenças cardiovasculares, além de esclerose múltipla, lúpus e artrite reumatoide.

 

É possível garantir os níveis de vitamina D por meio da alimentação.

 

Mito. “A vitamina D está presente principalmente no óleo de bacalhau e em peixes gordos como o salmão, o atum, a sardinha e a cavala, que não fazem parte da rotina alimentar da maioria das pessoas. Alguns alimentos como iogurtes e leite são fortificados com vitamina D, porém, mesmo assim é provável que o consumo alimentar não seja suficiente para manter seus níveis adequados”, explica Daniele.

 

O sol é a principal fonte de vitamina D.

 

Verdade. “Poucos alimentos contêm naturalmente a vitamina D, então sua principal fonte, tanto em adultos como em crianças, é a exposição à luz do sol de pelo menos 15 minutos. Outra opção seria por meio do uso de suplementos vitamínicos”, afirma a endocrinologista.

 

O uso do filtro solar ou a presença de janelas atrapalha a absorção da vitamina D.

 

Verdade. “O uso de um filtro solar com FPS 30 reduz a produção de vitamina D pela pele em mais de 95%. Da mesma forma, os vidros reduzem a capacidade de produção de vitamina D”, esclarece Daniele.


Fonte:
http://www.atmosferafeminina.com.br/Saude/Saude_para_todos/Saude_ossea/Vitamina_D__Mitos_e_verdades