41 3121.1001

41 99121.1001

Dicas - Saúde e Bem Estar

Hidratação - escolha bem o que vai beber.

A boa notícia é que praticamente todas as bebidas têm seu lugar numa dieta equilibrada. O segredo é consumir com moderação.
Na hora de escolher, os seguintes pontos devem ser levados em consideração:
- conteúdo calórico
- necessidade de hidratação
- poder nutritivo
- presença de substâncias tóxicas ou associadas ao risco de doenças crônicas

Defina seus objetivos e faça boas escolhas:

 1. Emagrecimento:

As calorias contidas nas bebidas não são percebidas pelo sistema de saciedade, ou seja, não ajudam a matar a fome por tempo prolongado, além de serem rapidamente assimiladas pelo organismo, aumentando os depósitos de gordura caso o número de calorias consumidas ultrapasse as necessidades diárias.

Dicas:
- Troque o suco de frutas por 1 fruta acompanhada de um copo d'água. As fibras alimentares íntegras dão saciedade e ainda ativam o metabolismo, que precisa gastar mais energia para a sua digestão.

- Se optar por refrigerantes, prefira a versão "zero, light ou diet", evitando o consumo de calorias vazias (sem valor nutricional).

- Cuidado com os sucos naturais "de caixinha". Mesmo aqueles na versão "light" tem calorias demais para quem deseja emagrecer.

- Café/chá : bebidas com cafeína têm um efeito diurético transitório, mas isto não terá qualquer efeito no seu poder de hidratação, contribuindo para a ingestão total de líquidos. Três xícaras de café ao dia ajudam o metabolismo a se manter mais ativo.

2. Saúde e nutrição

Algumas bebidas podem fornecer nutrientes enquanto hidratam, ou ainda se diferenciam pela ausência de substâncias tóxicas ao organismo.
Componentes prejudiciais à saúde, como gorduras saturadas e álcool, por exemplo, devem ser evitados.

Aqui ganham destaque a água e os sucos naturais.
Outra opção saudável é o leite. É eficaz na hidratação e na reposição de proteínas quando consumido após a atividade física. Também é uma das principais fontes alimentares de cálcio, auxiliando na manutenção de ossos saudáveis.

As bebidas isotônicas podem ser úteis quando uma hidratação mais rápida ou mais intensa é necessária, como durante a realização de exercícios físicos intensos (com mais de 40-50 minutos de duração) ou em doenças que cursem com diarréia ou vômitos, por exemplo. Por conterem glicose e sódio, o seu poder de hidratação é maior.

Dicas:
- Produtos industrializados não são proibidos, mas devem ser consumidos apenas eventualmente. Consulte sempre as informações nutricionais contidas na embalagem. As informações quanto à presença de nutrientes e outras substâncias podem ajudar na escolha.
- O conteúdo de sódio faz diferença? Algumas bebidas, como os refrigerantes zero, por exemplo, apresentam um conteúdo de sódio considerado alto "para uma bebida", mas ainda assim é irrisório frente ao aporte diário de Sal. Isso dificilmente será relevante desde que consumidos com moderação. Então quem quer manter um peso saudável não deve ter essa preocupação.
- Atenção: Bebidas esportivas  "zero" demoram mais para serem absorvidas do que as “normais” devido à falta da glicose.

Água = Vida!

Saiba usar e ganhe um aliado para atingir as suas metas!