Dia 22 de março é comemorado o Dia da Água. Para não passar em branco, convidamos a endocrinologista do Hospital VITA Curitiba, Daniele Zaninelli para falar sobre os benefícios trazidos pelo precioso líquido.

Para lavar as mãos, matar a sede ou tomar banho, a importância da água no dia a dia das pessoas é sem tamanho. A água é um importante fator que age na manutenção do volume urinário, previne infecções, formação de cálculos e regula a temperatura corporal. “Em altas temperaturas ou durante a prática de atividades físicas observa-se a perda de água através da transpiração, evaporação e até mesmo pela respiração, e isso evita que haja um aquecimento excessivo do corpo”, ressalta a endocrinologista.

Podendo representar de 40 a 80% do peso corporal, a água também é uma aliada para quem busca perder peso, devido à sensação de saciedade que ela traz. A médica explica que isso ocorre, pois, trazendo essa sensação, ela ajuda na redução da ingestão calórica quando é consumida na quantidade de aproximadamente dois copos 30 minutos antes da refeição. “É importante lembrar que quanto mais rica em fibras for a dieta, maior deve ser a quantidade ingerida”, garante.

E os benefícios não param por aí: o líquido também é importante para o trato gastrointestinal e para a renovação celular da pele e mucosas, evitando o ressecamento e a descamação. “Com relação ao sistema respiratório, ela também fluidifica as secreções e facilita a expectoração”, destaca.

Quanto tomar? – De acordo com a especialista, cerca de dois litros por dia é o recomendado. “É a quantidade média que deve suprir o que é perdido através da respiração, transpiração, urina e outras atividades que garantem as funções orgânicas”, explica. “É importante lembrar que o corpo não possui reservas de água”, e por isso deve ser consumida durante o dia todo, adverte Daniele.

A desidratação resultante da falta de água no corpo está associada a uma redução do volume sanguíneo. “A ausência dela no organismo pode levar a alterações no funcionamento do coração e dos rins. Os sintomas são fraqueza, tontura, cansaço, e em casos extremos pode levar à morte”, alerta Daniele sobre a importância do líquido em nosso corpo.

Fonte: Blog Hospital Vita