41 3121.1001

41 99121.1001

Veja a importância de seguir tratamento com remédios pra evitar ganho de peso

Site Cuidados pela Vida

Em entrevista ao site Cuidados pela Vida, a Dra. Daniele fala sobre o uso de medicamentos para emagrecer.

A obesidade é um dos principais problemas de saúde no Brasil atualmente, já que mais de metade da população do país está acima do peso. É importante que a obesidade seja reconhecida como doença crônica e que os pacientes procurem tratamento para que esse número caia e, assim, sejam evitadas inúmeras complicações.

Tratamento para emagrecer envolve vários fatores

“A obesidade aumenta o risco de uma série de doenças, como diabetes, infertilidade, depressão, apneia do sono, diversos tipos de câncer e problemas cardiovasculares e respiratórios”, afirma a endocrinologista Daniele Zaninelli. Para tratar a obesidade é importante adotar hábitos saudáveis, como a prática de atividades físicas e uma dieta balanceada, além do consumo de medicamentos para perder peso.

“O uso de medicamentos deve ser considerado nos pacientes que não apresentam resposta satisfatória às orientações de mudanças no estilo de vida”, explica a médica. Depois de iniciar o tratamento com a medicação, o indivíduo não pode interrompê-lo, já que em alguns casos, o paciente passa a enfrentar surtos de ganhos de peso. Caso o faça, é possível que recupere toda a gordura e o peso que havia perdido, especialmente se não tiver cuidado com a alimentação e com a prática de atividades físicas.

Os cuidados não param depois da perda de peso

De acordo com a endocrinologista, o período que se segue à perda de peso exige os mesmos esforços da fase inicial do tratamento. “Sempre que houver uma boa resposta ao tratamento, sua manutenção deve ser considerada por longos períodos, com supervisão médica frequente”, ressalta.

Existem três grupos principais de medicamentos e cada um tem uma atuação diferente. Um deles faz com que o paciente se sinta satisfeito com uma quantidade menor de comida. Outra parcela dos remédios é responsável por inibir o apetite e um terceiro grupo impede a absorção de gorduras. Para saber qual a melhor opção, é imprescindível se consultar com um especialista.

veja a importancia gra

Dr. Daniele Zaninelli é endocrinologista formada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e atua em Curitiba. CRM-PR: 16876

Fonte: http://cuidadospelavida.com.br/cuidados-e-bem-estar/emagrecimento/veja-importancia-de-seguir-tratamento-com-remedios-para-evitar-ganho-de-peso