41 3121.1001

41 99121.1001

Perguntas Frequentes

Como minimizar os efeitos das bebidas alcoólicas?

Nada acelera o metabolismo do álcool – nem água de coco, nem suquinho detox, nem banho frio! Só o tempo faz com que o fígado consiga “filtrar” todo o álcool do sangue. Para evitar os efeitos da embriaguez e da ressaca é preciso se programar e parar a tempo de se recuperar até o próximo compromisso.

Para curar a ressaca, muita gente aposta em combinações perigosas de medicamentos com cafeína ou energéticos e esquece das possíveis consequências.
Os energéticos escondem os sintomas de embriaguez, mas não são capazes de reduzir os efeitos do álcool no organismo. Muito pelo contrário. O fígado fica sobrecarregado e não consegue metabolizar todas as substâncias, que podem intoxicar o corpo e levar a problemas cardíacos, hepáticos e renais.

SITUAÇÕES ESPECIAIS NA ENDOCRINOLOGIA:

- DIABETES:

Quem está em tratamento por DIABETES tem maior risco de HIPOGLICEMIA, situação em que os níveis de açúcar no sangue ficam muito baixos. O álcool interfere na capacidade do fígado liberar glicose, nossa principal fonte de energia, e esse efeito pode durar 12 horas ou mais.
Isso pode afetar o funcionamento cerebral levando a estados de fraqueza, cansaço, mudanças de humor e perda de concentração, e até mesmo à perda de consciência nos casos mais graves.
Por isso é importante não exagerar no álcool, verificar os níveis de glicose com maior frequência (especialmente antes de se deitar e antes de dirigir), alimentar-se com intervalos regulares e caprichar na hidratação. Um copo de leite antes de dormir pode ser uma boa opção para ajudar a evitar a hipoglicemia durante a madrugada.

- CIRURGIA BARIÁTRICA:

A velocidade de absorção do álcool é acelerada nos pacientes submetidos à cirurgia bariátrica. Os efeitos do álcool costumam aparecer mais rápido, e também podem ser mais intensos. Além disso, o consumo frequente de bebidas alcoólicas é um dos fatores que podem levar ao ganho de peso e à perda dos benefícios da cirurgia à saúde.

- DICAS:

  1. Controle a quantidade ingerida – uma dose para mulheres e 2 para homens - *uma dose corresponde a uma lata de cerveja, uma taça de vinho ou 50 ml de bebida destilada.
  2. Beba devagar - leva cerca de uma hora para o fígado metabolizar *uma dose de bebida alcoólica.
  3. Alterne com sucos, refrigerantes ou água.
  4. Coma antes e durante a ingestão de bebidas alcoólicas.
  5. Se beber não dirija.
  6. O MELHOR REMÉDIO PARA CURAR OS SINTOMAS DA RESSACA É O TEMPO! Algumas horas de sono, hidratação adequada e alimentos leves podem ajudar.