41 3121.1001

41 99121.1001

Vai começar uma dieta?

 Vai começar uma Dieta

 

A ciência já comprovou que a culpa do ganho de peso não é de nutrientes específicos como por exemplo as gorduras ou os carboidratos. O consumo excessivo de calorias, sim, é um dos grandes responsáveis pelo ganho de peso progressivo da população!

E qual é a melhor dieta para emagrecer?

A melhor dieta é aquela que cabe na sua rotina, no seu orçamento e na sua paciência, ou seja, é aquela que você vai conseguir manter por longos períodos, evitando o efeito sanfona.

Veja abaixo 7 dicas para perder peso com saúde:

1 - EVITE DIETAS MUITO RESTRITIVAS
Apesar de levarem à perda de peso a curto prazo, em geral não podem ser mantidas, facilitando a recuperação do peso. Além disso causam desconforto e sensação de falta de energia, aumentando ainda o risco de desenvolver compulsão ou outros transtornos alimentares.

2 - CONSCIENTIZE-SE DE SEUS HÁBITOS
Mudanças efetivas nos hábitos de vida são essenciais para se conseguir resultados duradouros. Fazer anotações diárias dos alimentos consumidos e da prática de atividades físicas pode ajudar a reconhecer hábitos “engordativos” que acabam passando despercebidos na correria do dia a dia. Em geral 10 dias são suficientes para evidenciar atitudes que merecem ser reavaliadas.

3 - MANTENHA UMA ALIMENTAÇÃO EQUILIBRADA
Procure preparar suas refeições em casa. Reserve metade do prato para legumes e verduras, um quarto para carboidratos ricos em fibras, e o outro quarto para uma fonte de proteínas. Lanches entre as principais refeições devem ser feitos apenas conforme necessário, priorizando o consumo de frutas.

4 - EVITE O CONSUMO EXCESSIVO DE ALIMENTOS INDUSTRIALIZADOS
Estes costumam ser ricos em sal, açúcar, gordura e outras substâncias elaboradas para estimular o apetite, gerando assim um aumento no seu consumo.

Consumir alimentos “de verdade”, ou seja, mais próximos do seu estado natural, tem grande importância na manutenção da saúde a longo prazo e na longevidade.

5 - EVITE O CONSUMO DE BEBIDAS COM ADIÇÃO DE AÇÚCAR
Prefira água aos sucos ou refrigerantes.

6 - CONTROLE A INGESTÃO DE BEBIDAS ALCOÓLICAS
Além do conteúdo de calorias, devemos nos preocupar com o risco de complicações à saúde. O consumo excessivo pode levar a problemas no fígado e até mesmo aumentar o risco de diversos tipos de câncer, como de intestino ou mama, por exemplo.

7 - MOVIMENTE-SE
Pratique pelo menos 30 minutos ao dia de uma atividade física que considere agradável, ou pelo menos tente passar mais tempo em pé ao longo do dia. Procure fazer mais coisas a pé. Reduza o número de horas em frente a telas (TV, celular, tablet), especialmente nas horas de lazer.

Lembre-se: Apenas escolher uma dieta para seguir não torna ninguém magro. É preciso mais de um instrumento para formar uma orquestra!

Dra. Daniele Zaninelli é endocrinologista formada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e atua em Curitiba. CRM-PR: 16876

 

Fonte: Gazeta do Povo

Publicado em 09/01/2018.