41 3121.1001

41 99121.1001

Existe relação da libido com os níveis hormonais?
Sim, a maior parte das disfunções hormonais pode se manifestar com baixa libido, porém é importante lembrar que a libido está relacionada a muitas áreas da vida da mulher, e além do estado de saúde (que envolve as alterações hormonais), fatores como humor, cansaço, estresse e questões do relacionamento são muito importantes.

continue lendo

post-cuidados-na-gravidezDurante a gestação é natural que ocorra uma série de alterações hormonais e metabólicas. Estas mudanças são necessárias para garantir uma boa evolução da gravidez, mas em determinadas situações este processo pode sofrer interferências de fatores capazes de prejudicar o desenvolvimento do feto ou trazer complicações obstétricas. Muitos casos podem ser prevenidos de forma eficaz com cuidados simples, como os que serão discutidos a seguir. É importante salientar que muitos deles merecem atenção mesmo antes da concepção, e podem ter efeitos diretos na saúde tanto da mãe como do bebê que está chegando, não só durante o período neonatal, mas ao longo de toda a sua vida.
 
Quem está pensando em engravidar deve ficar atenta aos seguintes cuidados:
 

continue lendo

As mulheres nascem com milhares de folículos ovarianos que ficam "adormecidos" até que, através do estímulo do hipotálamo, passam a se tornar "maduros". Os hormônios femininos, estrogênio e progesterona, são produzidos nos folículos ovarianos sob o controle de uma outra glândula, a hipófise, que através da liberação dos hormônios FSH (hormônio folículo estimulante) e LH (hormônio luteinizante) vai comandar toda a variação nos níveis desses hormônios em nosso organismo, determinando as diferenças que ocorrem em cada fase da vida da mulher.

continue lendo

A presença de pelos em face e tórax, além de acne e aumento da massa muscular em mulheres, podem ser indicativos de produção excessiva de hormônios masculinos ou até mesmo de uma resposta exagerada do organismo a estes hormônios (nesta situação os níveis sanguíneos podem ser normais).

leia mais

Alterações no ciclo menstrual variam desde ausência de fluxo menstrual até aumento do fluxo ou de sua frequência (menstruação mais de uma vez ao mês) e podem indicar problemas hormonais. Nesses casos é importante que um endocrinologista realize a investigação e tratamento adequados.

continue lendo